terça-feira, 17 de março de 2009

Gordura


A Gordura

A obesidade hoje é um problema mundial, + ou – 40% dos brasileiros têm excesso de peso ou são obesos, para quem ñ sabe, a gordura que aumenta a cintura é a mais perigosa entre todas as que estão presentes no corpo. A gordura da barriga é classificada como visceral, isto é, localizada por trás da parede abdominal e cerca os órgãos internos.

Como estabelece uma via expressa para o coração e outros órgãos importantes, ela pode matar. As células de gordura estão cheias de substâncias gordurosas chamadas lipídios.

Quando vc se empanturra de doces, batata frita e chocolate, essas células podem aumentar até 1.000 vezes de tamanho. No entanto, elas aumentam até certo ponto e depois, começam a se duplicar e se vc as adquire ñ se livra delas nunca mais, dobrando também a dificuldade para perder os lipídios que elas contêm.

Muitas pessoas tendem a armazenar gordura na barriga, que é por onde começam os perigos que o excesso de peso causa à saúde. A gordura abdominal ñ fica parada sem fazer nada: ela é ativa. Funciona como um órgão isolado, liberando substâncias que podem ser prejudiciais para o organismo. Por exemplo, secreta ácidos graxos livres, que afetam a capacidade de dissolver a insulina e o excesso desse hormônio pode causar diabetes.

Além disso, emite substâncias que aumentam o risco de infartos e derrames e elevam a quantidade de cortisol (altos níveis desse hormônio estão associados a diabetes, obesidade e pressão alta).


A gordura abdominal é responsável por muitos problemas de saúde porque se localiza a pouca distância do coração, do fígado e de outros órgãos, pressionando-os, alimentando-os com toxinas e interferindo nas suas funções diárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário