quarta-feira, 18 de março de 2009

Alongamento antes ou depois do aquecimento?


Alongamento antes ou depois do aquecimento?


A atividade física deve começar com exercícios calistênicos para aquecer o corpo, como já vimos. Depois, é necessário um alongamento de baixa intensidade. Os exercícios de flexibilidade complementam os de aquecimento. Com intenção de prevenir, algumas lesões em ligamentos, tendões, músculos e até mesmo em suas articulações, como no caso de uma lombalgia dor na coluna lombar . Eles devem ser feitos de maneira lenta e progressiva, evitando os alongamentos rápidos, por encontrarem uma grande chance de provocarem distensões e espasmos musculares.
Vamos à prática; um exemplo: acordei em plena quarta de carnaval com uma vontade de correr no parque. Ao chegar, antes de correr, deverei fazer um curto passeio caminhada , onde não há impacto e nem risco de uma torção, elevando assim minha freqüência e temperatura corporal. Logo após, devo fazer um alongamento de baixa intensidade, para prevenir meu corpo de possíveis lesões. Existem várias formas de alongamentos. Portanto, uma simples: começar pelo pescoço, indo até os pés, segurando por volta de 20 a 30 segundos, de acordo com o tamanho do grupo muscular a ser trabalhado. E então, só depois começar a corrida.

Dica: evitar parar de vez (uma corrida), devendo sempre fazer uma volta calma diminuir a freqüência cardíaca aos poucos . E, assim, passar para o alongamento pós-exercícios, de forma delicada, evitando fazer depois de uma atividade física intensa, trabalhos de flexionamento, os quais podem provocar distensões. E para fechar com chave de ouro, nada melhor do que tomar aquela água de coco, para uma boa hidratação.

Fique por dentro


Flexibilidade - É a qualidade física que condiciona a capacidade funcional das articulações a movimentarem-se dentro dos limites ideais de determinadas ações. É a amplitude de movimento. Dependem da mobilidade articular e elasticidade muscular. Mulheres e as crianças são mais flexíveis. É uma característica corporal pessoal. Deve ser treinada em sessões frequentes e com aquecimento prévio.

Alongamento - Os alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares (por produzirem pequenas distensões na camada de tecido conjuntivo que revestem os músculos.), fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. Pode ser esse de baixa intensidade, até onde se começa a sentir a dor .

Flexionamento - Forma de alongar com alta intensidade, com o objetivo de aumento da flexibilidade. É aquela que dói .

Exemplos de alongamentos antes e pós exercícios.


Desenhos demonstrando os alongamentos





























Alongamento antes do exercício


Desenhos demonstrando os alongamentos



























4 comentários:

  1. Tá maneiro o Blog... agora é só dar uma "maqueada" pra ele ficar menos "padrão".
    Felicidades MuLeKe!!!
    Té+

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  2. parabens pelo trabalho é de grande ajuda para nos q somos praticantes de atividades fisicas, mais não temos o conhecimento necessário para praticar com segurança.
    muito obrigado irmão e parabens mais uma vez.

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  3. EAE SÓ DEMOROU PARA EU DECIFRAR OS GRÁFICOS É MUITO BOM OBRIADO POR TUDO VALEU

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