domingo, 15 de março de 2009


Alongamento


Você sabia que geralmente ao acordar já são executados alguns alongamentos enquanto se “espreguiça”? Pois bem, esse hábito pode e deve ser transferido para o seu cotidiano e ser executado o dia todo. Isso ajuda a relaxar a musculatura e as articulações, permitindo uma sensação de leveza maior, além de auxiliar na prevenção de dores articulares.

O Bem estar te ajuda a “desenferrujar” com uma série de exercícios de alongamento para serem feitos a qualquer hora. Sustentar cada movimento por 20 a 30 segundos.


Exercício 01

Bíceps e Dorsais. A tradicional “espreguiçada” . Entrelace os dedos e volte as palmas das mãos para cima. Aproxime os ombros das orelhas. Sinta o alongamento dos braços.


Exercício 02

Peitorais, ombros e bíceps. Os dedos entrelaçados também, palmas das mãos voltadas para o corpo, estenda os cotovelos e projete os ombros para trás.



Exercício 03

Dorsais e tríceps. Segure o cotovelo por cima do braço e puxe o mesmo de encontro ao tronco. Sinta o alongamento no tríceps e no dorso.




Exercício 04

Quadríceps. Em pé e apoiado, segure o tornozelo atrás do quadril. O joelho tem que estar apontando para o chão. A perna contrária pode ser levemente flexionada. Sinta o alongamento na parte anterior da coxa.




Exercício 05

Adutores e quadríceps. Projete o tronco a frente flexionando o joelho em 90°. Sinta o alongamento na parte interna da coxa. Se mantiver o calcanhar no chão, as panturrilhas serão alongadas também.



Exercício 06

Panturrilhas. Mantenha os pés paralelos e voltados para frente. Sinta o alongamento na parte posterior da perna.



Exercício 07

Lombar e glúteos. Deitado, traga os joelhos de encontro ao peito, encostando toda a coxa. Sinta o alongamento nos glúteos e nas costas.


Exercício 08

Lombar e abdutores. Cruze uma perna sobre a outra e solte o peso da perna de cima sobre a outra. Sinta o alongamento na lateral da coxa e tronco.




Exercício 09

Lombar e glúteos. Pernas unidas, puxe os joelhos junto ao peito, encostando as coxas ao peito. Sinta o alongamento nos glúteos e costas. Se colocar a cabeça entre os joelhos o alongamento será da região cervical também. (não aconselhavel devido a pressão na cervical)




Exercício 10

Posterior de coxa e lombar. Apóie o pé na altura do quadril aproximadamente e desça o tronco à frente, como se fosse alcançar os pés. Sinta o alongamento na parte posterior da coxa.

Prof: Breno Sobrinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário