quarta-feira, 1 de abril de 2009


O papel das proteínas

As proteínas estão presentes em todas as células e tecidos e formam os principais elementos estruturais do corpo. Diferentemente da gordura, a proteína não pode ser armazenada pelo corpo. Ela é responsável pela construção de músculos.
As células musculares são compostas de proteína, carboidratos estocados e água. Quando você malha as proteínas do seu tecido muscular são quebradas, fazendo com que seu corpo procure restaurá-las por meio das proteínas vindas da dieta.
A proteína também é muito importante para o crescimento de unhas e cabelos, como também para curar lesões.

As principais funções da proteína são:

. Crescimento e reparação de músculos, ossos, pele, tecido conectivo, órgãos internos e sangue. As enzimas, anticorpos e hormônios, responsáveis por regular as reações químicas do organismo são todos feitos de proteína.
. Fonte de energia (4 calorias por grama de proteína). Se os carboidratos e gorduras não satisfazem as necessidades de energia do corpo, as proteínas podem ser quebradas e usadas como uma fonte de energia.
Se você consumir uma quantidade menor de carboidratos do que a adequada, seu corpo pode usar a proteína como uma fonte de energia. Isto não é desejável já que você quer que a maioria das proteínas seja usada para o crescimento muscular.
Você deve consumir quantidades adequadas de carboidrato para permitir que a proteína seja usada para executar sua função desejada - crescimento e reparação de tecidos.

Para que o crescimento muscular ocorra é necessário que você consuma quantidades adequadas de proteína ao longo do dia em intervalos não maiores que três horas e meia.

Aminoácidos, proteínas completas e incompletas
Existem 8 aminoácidos que o corpo não é capaz de produzir. Estes são chamados de aminoácidos essenciais.

O corpo pode, por ele mesmo, produzir os outros aminoácidos (não-essenciais). Fontes de proteína completa são alimentos que contém todos os aminoácidos essenciais. Estes alimentos incluem peixes, todas as carnes, ovos, leites e derivados do leite.

Infelizmente, não é todo o alimento que contém proteína e que tem todos os oito aminoácidos essenciais. Estes são referidos como fontes incompletas de proteína, o que inclui milho, amendoim, arroz etc. Se duas fontes incompletas, quando combinadas, fornecem todos os oito aminoácidos essenciais, elas se tornam uma fonte de proteína completa. Um exemplo é combinar milho com ervilhas.
É extremamente importante que você faça sua dieta se concentrando nas fontes completas de proteína, já que elas fornecem os oito aminoácidos essenciais, assegurando a construção completa da proteína.

Infelizmente os rótulos nutricionais não diferenciam as proteínas completas das incompletas. Quando você olha o rótulo nutricional de um macarrão você irá ver 9 gramas (ou outro valor aproximado) de proteína, porém, na verdade, elas são incompletas.

Já em uma lata de atum que mostra ter 30 gramas de proteína você pode ter certeza de que TODAS elas são completas e usáveis para o crescimento muscular (peixe é uma fonte completa).

Tenha uma dieta com as concentrações ideais de proteína por refeições. Você poderá variar os alimentos à vontade de acordo com as opções disponíveis. Você terá a flexibilidade de comer o que gosta, mesmo assim mantendo as quantidades corretas de cada nutriente e assegurando um consumo adequado de proteínas completas.

Você escolhe o que quer comer, faça os cálculos dos alimentos e as quantidades exatas a serem ingeridas de cada alimento de sua escolha. Assim, sua dieta fica extremamente fácil de ser seguida ao mesmo tempo assegurando que as quantidades de cada nutriente sejam ideais para criar um ambiente perfeito para o rápido crescimento muscular.


Nenhum comentário:

Postar um comentário