quarta-feira, 1 de abril de 2009

O papel das gorduras!!!


O papel da gordura

Gordura, também conhecida como lipídio, está presente nos alimentos, principalmente em uma forma chamada triglicerídeos. Manteiga e margarina, por exemplo, são compostas quase completamente de triglicerídeos. Eles consistem em glicerol e três ácidos graxos.

Os ácidos graxos podem ser principalmente saturados como na manteiga e carne de porco, monoinsaturados, como azeite e amendoim, ou poliinsaturados, como no óleo de canola.

Uma maneira fácil de distinguir as formas de gordura na prática é que a gordura saturada é normalmente sólida e a insaturada é normalmente líquida em temperatura ambiente. Todos os alimentos, que contêm gordura, têm um pouco de saturada e de insaturada. A diferença está na concentração de cada tipo em cada alimento.

A gordura saturada é encontrada principalmente em produtos de origem animal, derivados do leite e em comidas processadas. Ela é responsável por elevar o colesterol do sangue ao aumentar os níveis do colesterol LDL (o tão falado "mau colesterol").

Todos os tipos de gordura fornecem a mesma quantidade de energia. São 9 calorias por cada grama de gordura. Em sua alimentação você deve evitar a gordura saturada (ruim para saúde) e comer em moderação as insaturadas. É importante lembrar que ambas causam a obesidade se ingeridas em grandes quantidades.

As principais funções da gordura são

É uma fonte de energia concentrada (9 calorias por grama de gordura).

É necessária para a absorção das vitaminas solúveis em gordura.

Fornece ácidos graxos essenciais.

Age como isolante contra ambientes frios rigorosos.

Fornece a matéria-prima para vários hormônios.



Cuidados ao tomar com relação à gordura dos alimentos:

Em todas as oportunidades que tiver, opte por comer alimentos com pouca gordura. Assegure-se de que seu leite é desnatado e que iogurte é sem gordura.

Preste muita atenção ao rótulo dos alimentos, pois muitas vezes eles podem lhe dar uma falsa informação. Em uma caixa de leite, por exemplo, pode estar escrito que ele tem 2% de gordura. Neste caso eles estão considerando a porcentagem relativa ao peso e não a caloria. Isto significa que o peso das gramas de gordura corresponde a 2% do peso total do leite.

Porém, se você for a ver a porcentagem das calorias das gramas de gordura do leite (cada grama de gordura contém 9 calorias) em relação ao total de calorias, você irá perceber que o leite 2% é na verdade uns 50% gordura.

Isto também acontece com os queijos, iogurtes, requeijão e grande parte dos alimentos considerados como pouco gordurosos. Suas porcentagens dão uma impressão errada e acabam que enganam os mal-informados. Sempre que puder, opte por alimentos com pouca gordura.

Contudo, uma certa quantidade de gordura é importante para o processo de ganho de massa muscular e queima de gordura corporal. A gordura fornece a matéria-prima para vários hormônios e também reduz a velocidade de digestão dos carboidratos, causando uma menor velocidade do aumento dos níveis de açúcar no sangue.



Um comentário: