O papel dos carboidratos
Carboidratos são a fonte principal de energia do seu organismo. Há dois tipos: simples (açúcares simples como a frutose e glicose) e complexos (glicogênio e amido).
Dentre os carboidratos simples estão, além de frutas e mel, doces como balas, tortas, bolos, refrigerantes e outras fontes de açúcar concentrado. Doces e balas, em sua maioria feitos com açúcar refinado, fornecem "calorias vazias", ou seja, dão energia, mas não nutrientes.
Carboidratos simples são mais facilmente quebrados no processo digestivo e assim fornecem energia imediata.
Os carboidratos complexos por sua vez são mais lentamente digeridos e com isso o seu corpo pode evitar as grandes elevações e quedas do nível de açúcar no sangue como acontece com os carboidratos simples. Dentre os carboidratos complexos estão arroz, feijão, macarrão, pão e batata.
Os alimentos são compostos de diversas partes diferentes, sendo que uma delas é o carboidrato. Quando seu corpo precisa de energia, ele recorre aos carboidratos como fonte primária.
Assim que você comer algo, seu corpo irá extrair carboidrato e armazená-lo no fígado e no tecido muscular. Quando você pensa, anda ou faz algum esporte, seu corpo irá recorrer a estes carboidratos armazenados para prover energia à atividade.
As principais funções dos carboidratos são:
. | Fornecer energia ao corpo (4 calorias por grama de carboidrato) |
. | Ajudar o organismo a usar as proteínas e gorduras. |
Carboidratos simples e complexos
Os carboidratos complexos são digeridos mais lentamente do que os carboidratos simples e, como um resultado, fornecem ao corpo menos energia imediata.
Se no almoço de segunda-feira você comeu grandes quantidades de arroz (carboidrato complexo) você irá se sentir saturado logo após a refeição. Duas horas após a refeição você ainda estará sentindo sua barriga cheia, com uma sensação prolongada de indigestão.
Contudo, vamos supor que no almoço de terça-feira você resolveu comer grandes quantidades de frutas (carboidrato simples). Logo após a refeição você também irá se sentir "cheio", porém, após 2 horas você não estará sentindo mais nada. Irá parecer que você não fez a refeição.
A digestão mais lenta dos carboidratos complexos ocasiona um aumento de açúcar no sangue muito mais lento do que os carboidratos simples. A única diferença entre o carboidrato simples e o complexo é a velocidade da digestão - o simples digere rápido e o complexo digere devagar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário